5 Dicas para Levar seu Cão ao Parque com Segurança.
Data: 19 de janeiro de 2016
Nas grandes metrópoles, encontrar um local onde os cães possam passear, correr livremente e aproveitar a natureza é essencial. Os parques são uma das poucas opções disponíveis para isso. No entanto, a grande pergunta é: o que deve ser feito para garantir que esse momento seja seguro e saudável para todos?
Os parques, assim como praias ou eventos, devem ser vistos como momentos de recompensa, onde os cães praticam habilidades sociais de forma relaxada. Na prática, isso significa que, antes de oferecer qualquer tipo de recompensa (afeto), devemos praticar exercício e disciplina, nesta ordem.
Muitas pessoas acreditam que o parque, por ser um ambiente aberto, já oferece ao cão a oportunidade de se exercitar. Com isso, eliminam etapas fundamentais do processo, levando ao parque um cão cheio de energia, agitado e sem controle. Esse é um erro que pode preceder acidentes e desafios indesejados.
Para garantir uma experiência prazerosa e segura, siga as seguintes orientações:
Caminhada Prévia
Antes de levar seu cão ao parque, faça uma caminhada longa com ele. A distância e duração da caminhada devem corresponder ao nível de energia do seu cão. Para cães de energia média ou alta, caminhe por no mínimo 1 hora, seguindo uma caminhada estruturada (com disciplina, o cão sempre ao seu lado ou atrás de você, sem tensão na guia, mas com controle). Para cães de energia baixa, caminhe por 25 a 30 minutos, seguindo as mesmas orientações.
Entrada no Carro
Após a caminhada, ofereça água ao seu cão e convide-o a entrar no carro, evitando excitação na entrada e saída. O carro deve representar um momento de calma e descanso.
Chegada ao Parque
Ao chegar no parque, convide seu cão a sair do carro da mesma forma que no passo 2, sempre promovendo a calma e evitando a excitação.
Avaliação do Ambiente
Caminhe calmamente com seu cão até o parque. Antes de soltá-lo, verifique o local e avalie o comportamento dos cães e tutores presentes. Certifique-se de que os cães estão socializando de forma tranquila e que o parque possui cercas que garantem a segurança.
Supervisão Constante
Se o ambiente estiver seguro, permita que seu cão fique solto, mas sempre supervisione sua interação. Lembre-se de que ele depende da sua orientação para saber como se comportar em um ambiente social.
Lembre-se de que os cães são animais de matilha e podem demonstrar comportamentos territoriais em novos territórios. Cabe a você evitar que seu cão aja de forma territorial e dominante com outros cães ou pessoas. A habilidade social de cada cão é responsabilidade de seu tutor, e todos devem ser responsáveis ao levar seus cães para ambientes compartilhados.
Um bom líder oferece orientação e proteção, mostrando ao cão as regras do mundo social e garantindo sua segurança. Leve um cão sociável ao parque e aproveite um programa calmo e relaxado com ele!
Seja um líder responsável e desfrute de momentos agradáveis com seu cão no parque!