Passeio vs. Caminhada Estruturada: Qual a Diferença?
Data: 11 de janeiro de 2016
Como tutores de cães, sabemos que parte da nossa responsabilidade é proporcionar o famoso “passeio” diário. No entanto, o conceito de "passeio" nem sempre é bem compreendido.
Muitos acreditam que o passeio consiste apenas em levar o cachorro para a rua, permitindo que ele cheire tudo, pule nas pessoas, faça suas necessidades em qualquer lugar, ande no ritmo que desejar, puxe a guia, invada o espaço alheio e interaja com outros cães livremente. Isso soa familiar?
Para muitos tutores, esse é o conceito de passeio diário. No entanto, é comum que, mesmo com esses passeios, os cães ainda apresentem problemas de comportamento.
A resposta é simples: um passeio não é o mesmo que uma caminhada estruturada, que deve ser conduzida com regras, limites e direção. Lembre-se de que os cães, por natureza, fazem jornadas, migrações e atividades físicas em matilha, todas guiadas por regras hierárquicas estabelecidas pelo líder da matilha.
Uma matilha é um grupo social que necessita de regras para manter a ordem. Assim como aprendemos desde cedo a nos comportar em diferentes contextos sociais, os cães também precisam de regras e limites estabelecidos desde filhotes e mantidos ao longo de suas vidas.
Aplicando a Caminhada Estruturada
A caminhada estruturada começa em casa, antes mesmo de colocar a guia no cão. Mantenha-o calmo e relaxado. Evite falar, ficar excitado ou irritado, e não tente fazer esse processo às pressas.
Coloque a guia de maneira serena e use a linguagem corporal para sinalizar o que deseja: um estado mental calmo e um corpo relaxado. Repita o exercício até alcançar o estado desejado.
Com o cão calmo e relaxado, abra a porta. Mais uma vez, sinalize com a linguagem corporal para manter a calma. Repita o exercício até obter um resultado satisfatório. Lembre-se: a caminhada já começou!
Na rua, com o cão ao seu lado ou atrás de você, defina o local e o momento para ele fazer suas necessidades. Essa é uma decisão sua, não dele. Como vivemos em uma cidade onde as ruas são públicas, é nosso dever cívico educar nossos cães para que se comportem adequadamente.
Conduza a caminhada de forma calma e confiante, focando no trajeto e não no cão. É seu papel direcioná-lo e o dele segui-lo. Evite olhar para ele durante o passeio, pois isso demonstra insegurança e faz com que ele assuma a liderança.
Considere todas as distrações ao redor, como pessoas, cães, carros e barulhos, como parte do caminho, não o destino. Não pare sempre que encontrar outro cão, pois isso condiciona comportamentos invasivos e descontrolados. Ensine seu cão a lidar com distrações sem perder o foco, promovendo um comportamento calmo diante de diferentes estímulos.
Quando encontrar pessoas querendo interagir com seu cão, seja educado e explique que ele está em treinamento. Pode parecer rude, mas é essencial para a direção e liderança que seu cão precisa.
Conheça a Energia do Seu Cão
Entenda a energia do seu cão para determinar o tempo necessário de caminhada. Alguns cães têm grande habilidade física e podem caminhar cerca de 10 km por dia ou mais, dependendo de seu perfil físico.
Desafie seu cão ao longo da caminhada. Manter um estado calmo frente a distrações é um excelente desafio. Quanto mais desafios ele superar, mais calmo ficará e maior será a sua confiança nele.
Aproveite a Caminhada
O exercício é a melhor atividade para criar um laço forte com seu cão. Não tenha pressa, absorva a energia positiva, seja confiante e siga em frente!
Ao chegar em casa, repita o processo de saída: mantenha o cão calmo ao passar pela porta e, quando ele relaxar, ofereça água e descanso. A maior recompensa para o cão é a trajetória bem feita. Apenas aprecie o momento e sinta a satisfação de ter proporcionado uma atividade maravilhosa para seu cão!
Embora pareça complexo, o processo é simples e depende da nossa postura como tutores, do uso correto da nossa energia e da nossa capacidade de liderança. Com a prática, seu cão entenderá o que você espera dele e ficará confortável com essa estrutura. Eventualmente, você poderá chamar essa atividade de passeio. Tudo depende de você!