O que seu cão quer X o que seu cão precisa; a importância da diferença no comportamento canino.

Um dos grandes obstáculos da modificação comportamental de cães está na habilidade de fazer escolhas, ou seja, a tomada de decisões. Para cães domésticos, hoje, esse privilégio é dado por simples existência, sem muitas reservas, causando assim muitos dos problemas de convívio, principalmente domésticos.

Quando permitimos que os cães façam apenas o que querem, estamos permitindo que eles tomem todas as decisões, inclusive decisões sobre nosso formato de vida doméstica e social. Isso pode se tornar um problema, já que cães são outra espécie, com outras prioridades e sem noção real de regras de convívio humano.

Mas vamos avaliar com mais clareza esse quadro, detalhando exemplos de como nossa vida pode se transformar quando permitimos que os cães tomem todas as decisões;

1.      Seu cão escolhe dormir na sua cama: Como a escolha foi feita pelo cão, ele passa a ver a cama como lugar dele, e você passa a ser o membro da matilha que está sob o controle dele, ou seja, ele define quando você tem acesso a cama, quando você levanta, e qual o espaço na cama você tem.

2.    Seu cão escolhe como receber suas visitas: Se ele tem a liberdade de ser invasivo e lidar com suas visitas da maneira dele, fará sentido para ele controlar os movimentos da visita na sua casa, e corrigir essas mesmas visitas quando ele achar que deve.

3.    Seu cão escolhe o que fazer ao longo dos passeios: Como ele define as regras, ele vai fazer o caminho que quer, vai ser invasivo com outros cães e pessoas quando quer, e vai se sentir a vontade em corrigir pessoas e cães quando achar que deve. Você representa apenas um membro mais fraco da matilha, que precisa da orientação e controle dele, ou seja, o cão.

Esses são apenas alguns exemplos de como você pode deixar o cão controlar sua vida doméstica e social, criando sérios problemas de convívio que incluem reatividade, latidos excessivos, ansiedade de separação e caminhadas descontroladas.  

Eu sei que muitas pessoas não gostam da palavra controle, mas vejam que controle se faz necessário em qualquer convívio social, e os cães sabem que se você não tem o controle sobre a situação, eles terão. Cães não levam as coisas para o lado pessoal, eles sabem que uma sociedade (humana ou canina) precisa de um líder, por isso se você não assumir esse papel, eles assumem, sem problemas, pois sabem que o líder é necessário para garantir a sobrevivência do grupo.

Cães que sabem seguir orientações, regras e entendem os limites, são cães mais calmos, pois sabem que não precisam intervir em situações de estresse. Esse é o nosso papel, lidar com os novos cenários e mostrar como o cão deve reagir. Pra isso é necessário saber se comunicar com o cão, mostrando o que é certo, e corrigindo o que é errado. Lembre que, nem sempre o cão vai fazer a melhor escolha, pois sua forma de ver as coisas pode ser diferente da nossa, por isso, deixar o cão fazer o que quer, pode ser o primeiro passo para o inicio dos problemas de comportamento.

É nosso papel fazer pelo cão o que é necessário, educar, mostrar o que é certo e corrigir comportamentos que podem ter resultados desastrosos. Quando abrimos mão do nosso papel, e deixamos os cães decidirem sozinhos, estamos deixando de lado nossa responsabilidade e colocando o cão numa posição de risco, aonde muitas vezes, o resultado pode ser fatal.

Viver com cães é uma responsabilidade grande e exige muito mais de nós emocionalmente do que em qualquer outro aspecto. É preciso ser racional e encontrar o equilíbrio entre o que nós queremos deles, e o que nós devemos fazer por eles.