Porque o uso de ferramentas e acessórios no adestramento faz a diferença?
/Todos os dias vemos casos e mais casos de cães com problemas de comportamento diversos, que vão desde pular nas pessoas, puxar na guia até reatividade com outros cães, pessoas e objetos. Todas as famílias que vivem essas situações sempre buscam uma só resposta: como acabar com esse problema? Notem que a própria pergunta já traz em si um questionamento ligado a um problema que precisa ser extinguido, eliminado. Esse é o ponto em comum que todas essas famílias tem, e todos esses problemas podem, e devem ser resolvidos com a introdução de novas regras aonde se estabelece o que é CERTO, e o que é ERRADO. Mas como colocar as regras em prática? Como mostrar para o seu cão que o que ele está fazendo é errado? Como corrigir?
Esse é grande momento aonde devemos, de forma responsável, falar sobre o uso das ferramentas certas no adestramento. Ao contrário do que muitos pensam, adestramento não se resume apenas a truques e competições de obediência. Adestramento deve ser um trabalho comportamental, aonde se abre um canal de comunicação com os cães, mostrando de forma clara as regras de convívio com humanos dentro e fora de casa. Muitas famílias tem dificuldade em estabelecer essa comunicação, e sem o conhecimento das ferramentas certas e sua utilidade, muitos cães acabam pagando o preço, às vezes com sua própria vida.
Todo o processo de modificação comportamental é baseado em dois conceitos simples, que são; reforçar e recompensar o que você considera correto e corrigir o que você considera errado. Tudo deve ser colocado em prática com um planejamento em etapas, aonde se define o que você pode utilizar para recompensar (comida, brinquedo, afeto e etc.) e o que você pode usar para corrigir. O uso da ferramenta correta, da forma correta no treinamento pode definir o sucesso nesse processo, por isso um bom treinamento com a coleira eletrônica (www.ecollar.com) ou com a prong collar da marca Herm Sprenger (http://leerburg.com/hermsprenger_chrome_prongcollars.htm), podem ajudar significativamente cães que apresentam diversos tipos de problemas.
Ao contrário do que muitos pensam, a coleira eletrônica é uma ferramenta extremamente eficaz, com um sistema de níveis de estímulo e vibração que permitem uma comunicação muito mais clara com os cães do que qualquer outra opção no mercado de adestramento. A prong collar da Herm Sprenger é outra opção, que apesar de ter uma imagem mais rústica, é muito mais suave no contato com o cão, e facilita bastante a comunicação nos treinos. Essas são ferramentas que, se usadas de forma responsável e correta, trazem um resultado excelente no processo de modificação comportamental dos cães.
É importante lembrar que todo o trabalho de adestramento comportamental deve ser passado para as famílias, que devem ter a habilidade de replicar essas práticas ao longo da vida, sem a necessidade de um profissional sempre acompanhando, e para isso acontecer de forma eficaz, é importante que o uso das ferramentas seja esclarecido.
Existem inúmeras ferramentas e acessórios de treinamento no mercado, e não há demérito algum em fazer uso delas. Cada cão é caso, e cada um tem desafios e dificuldades em esferas diferentes. Privar as famílias do esclarecimento sobre ferramentas pode ser a condenação de muitos cães.
O papel de nós profissionais é ajudar, orientar e dar alternativas, mostrando o que pode ser efetivo, sempre apoderando as famílias a fazer o melhor para seus cães. Lembrem que ferramentas por si só não treinam cães, mas o uso delas bem orientado e fundamentado pode salvar vidas e garantir a inclusão de muitos cães na vida real em família e em sociedade.