Porque o uso da focinheira pode ajudar cães mais sensíveis?
/Quando falamos de focinheira para cães, naturalmente temos uma reação negativa. Tendemos a ver esse acessório/ferramenta como uma coisa ruim, destinada apenas à cães extremamente perigosos e vorazes. A verdade é, a focinheira é mais um material que existe para ajudar cães em uma série de situações, principalmente quando falamos de cães mais sensíveis. Mas quais são essa situações, e porque alguns cães podem se beneficiar do uso?
Muitos cães são mais sensíveis ao toque ou manipulação, e tendem a reagir de forma negativa em situações aonde esse toque não pode ser evitado, como consultas veterinárias e aplicação de medicamentos ou exames. Claro que essa característica pode ser trabalhada no cão, e ele pode aprender a lidar melhor com isso, mas, esse processo de reconstrução requer um trabalho de contra-condicionamento que exige segurança, logo, será necessário introduzir o uso da focinheira para garantir que o processo seja conduzido sem acidentes.
Outro bom exemplo seria para cães que tem pouca habilidade social, seja com pessoas, crianças e até outros animais. A re-introdução do cão nesse contexto precisa acontecer de forma segura, dentro de um trabalho comportamental direcionado, com o uso da focinheira para garantir que o cão e os outros estejam seguros.
Dentro do universo canino existem várias situações aonde o cão pode morder, e cada caso deve ser revisto de forma detalhada, mas a introdução e o condicionamento com o uso da focinheira é essencial para começar o processo de reabilitação de cada caso com segurança e tranqüilidade.
Compartilho aqui com vocês um vídeo com um desses exemplos. O Joey é um cão super sensível que já teve episódios de mordidas, e com a idade, chegaram os problemas de saúde, que demandam mais consultas veterinárias e manipulações corporais, por isso, o uso da focinheira sempre fez parte da vida dele, porém, apenas em situações de estresse, e devido à alguns episódios ele ficou resistente ao uso e não queria mais colocar. Aqui fizemos um trabalho de condicionamento para trazer essa ferramenta para esfera de mais calma, recriando assim uma melhor associação.
O objetivo final é sempre ter o cachorro relaxado, se rendendo à atividade, com calma e sossego. Cada cão tem suas características e seu tempo, por isso, tenham paciência, trabalhem em conjunto, e repitam esse processo diariamente. Depois de criada uma boa associação, o cão pode usar a focinheira nos passeios, em casa, e em qualquer outra situação, sempre com esse mesmo estado mental.
Se você não se sentir seguro para tentar sozinho, chame ajuda profissional. Eu recomendo o modelo de focinheira da Baskerville por ser mais durável, aberto, confortável e seguro para o uso mais prolongado permitindo que o cão consiga comer e beber água enquanto está com o equipamento.
Para comprar no Brasil veja o link a seguir: https://www.bitcao.com.br/focinheira-de-plastico-importada.html
Para comprar nos EUA e receber aqui veja o link a seguir: http://leerburg.com/1395.htm
Ficou com dúvidas? Deixe um comentário aqui!