Mitos sobre socialização
/1. O processo de socialização de cães é igual ao processo de socialização humana.
Esse é um mito comum aonde nós humanos acreditamos que os cães seguem as mesmas regras e princípios sociais que nós seguimos. Os humanos usam de intelecto e emoções para se comunicar, com linguagem verbal enquanto os cães usam apenas instinto e energia aonde postura e linguagem corporal estabelecem as regras de socialização e comunicação.
2. Os cães se agarram as emoções como os humanos.
Muitas pessoas se agarram a esse mito como verdade, principalmente quando algo errado acontece. Alguns exemplos são situações que parecem ser brigas entre cães, aonde os proprietários não entendem os sinais e interpretam que os cães se odeiam e sempre vão brigar. Outro bom exemplo é quando o cão apresenta domínio sobre o próprio proprietário ou algum objeto e nós interpretamos essa postura como ciúmes. Na verdade cães não experimentam emoções como nós, eles apenas reagem por instinto de acordo com o momento. Esta talvez seja a melhor característica dos cães.
3. Cães tem família como humanos.
Este talvez seja o mito ao qual todos os humanos se apegam, já que todos consideram os cães um membro da família. Nossa relação de família é baseada em emoções e intelecto, e por isso, esperamos dos cães a mesma postura. Porém, quando depositamos essa expectativa nos nossos cães, estamos desconsiderando eles como espécie. Cães não se baseiam em emoções para definir sua matilha. Eles usam instintos para avaliar o grupo e definir seu papel no contexto de matilha.
4. Cães aprendem sozinhos.
Este mito, é provavelmente o mais perigoso. No contexto de qualquer sociedade, até mesmo as animais, existem sempre regras e hierarquias. Como toda sociedade, os cães também precisam de regras, limites e orientação devida. Acreditar que o aprendizado acontece por si só é condenar o cão a viver num mundo confuso, aonde ele nunca vai entender o que é esperado dele, incapaz de encontrar o equilíbrio e ser feliz.
Quando acreditamos e seguimos esses mitos, o resultado que criamos são cães que chamamos de antissociais. O convívio baseado em mitos citados acima não contém o humano no papel de líder e orientador deixando o cão sem regras e limites, criando então um cão de comportamento indesejado.
Honestidade: admitir e entender os erros cometidos e corrigi-los
Integridade: acompanhar o processo até a correção total
Lealdade: o resultado positivo diante do trabalho completo