Um pai "encantador de cães" - Por Todd Langston

Olá pessoal! Hoje compartilho um texto bem interessante escrito por Todd Langston, que faz uma analogia bacana sobre a educação de crianças e cães. No texto Todd fala sobre sua experiência com cães e com sua filha, e como todas as peças se juntaram para fazer dele um melhor profissional e um melhor pai.

Para ler o texto original em inglês, clique aqui. Boa leitura!


(Eu escrevi isso há muitos anos e acabei de encontrar)

Minha esposa e eu temos uma menina que tem pouco menos de dois anos de idade. Vários anos atrás, antes que tivéssemos a nossa filha, adotamos nosso primeiro cachorro juntos. Ainda bem que tivemos o cachorro primeiro porque eu era um tipo clássico de pai que “faz tudo demais” e isso criava sérios problemas de comportamento no cão. Minha esposa ainda tira sarro de mim por como eu agi. Nós morávamos no sul da Califórnia na época e o programa do Cesar Millan, “O encantador de cães” acabara de ser lançado, então tentamos contatá-lo. Ele nos indicou alguém com quem ele havia treinado e trabalhou, chamado Linn Boyke.

A reunião que tivemos com Linn e seu bando de cães reabilitados mudou o curso da minha vida e me ajudou a criar a carreira mais gratificante que eu poderia sonhar. Eu sou um "encantador de cães"!

Depois de muitos anos na minha carreira, minha esposa e eu tivemos nossa primeira e única filha. Não muito depois de ela ter nascido, li um artigo sobre especialistas em desenvolvimento infantil que dava os livros de Cesar Millan a pais humanos. Eles alegaram que sua abordagem simples, sua ênfase na energia emocional e foco em estabelecer regras e limites consistentes eram as mesmas coisas que as crianças pequenas precisavam para serem felizes.

Isso é verdade? Os fundamentos do encantador de cães são úteis para os pais humanos? Sim, e aqui estão algumas coisas que observei e pratiquei como um pai encantador:

educação canina

Cães e crianças pequenas se comunicam da mesma maneira: com energia emocional, linguagem corporal e ações ... não palavras. Isso significa que como você se sente e o que você faz são muito mais importantes do que o que você diz. Exemplo: Tente dizer à sua esposa que ela “parece bem naqueles jeans” com um sorriso no rosto e me diga como é. Agora que tal os donos de cachorros que gritam, surtam e puxam a coleira enquanto gritam “acalme-se !!!”

O que crianças e cães aprendem em casa, eles praticam no mundo real.

Exemplo: Minha filhinha recentemente começou a atirar coisas e ela tem um bom braço. Como muitos pais orgulhosos, eu tento encorajá-la a praticar novas experiências, mas eu não pensei nas consequências disso. Quando eu a peguei na creche no outro dia, fui informado de que ela estava atirando brinquedos, então, algo que eu encorajei em casa foi disciplinado no mundo real. Não é justo para minha filha incentivá-la a fazer algo que traga a correção dos outros ... é confuso demais.

Se você gosta quando seu cachorro pula em você, mas fica bravo quando ele pula nos outros, você se colocou na mesma situação.

Crianças e cães aprendem muito observando as coisas que vêem os outros fazendo, especialmente quando se trata de uma figura de autoridade. Isso é chamado de modelagem de comportamento, o que significa que seus filhos copiarão muitas das coisas que você faz. Isso também significa que tudo que você faz está sendo estudado e observado por seus filhos e seus cães... tudo! De como você lida com os outros até como você amarra seus sapatos, se seus filhos ou cachorros podem ver você fazendo isso, eles estão tentando entender o que isso significa.

Você vê isso em cães quando você traz outro cachorro para a família. Às vezes, o novo cão traz comportamentos como latir, que o cão residente começa a copiar e, às vezes, o comportamento do cão residente é copiado pelo novo cão. Esta é a premissa de usar o meu bando para reabilitar cães instáveis. Quando um cão desequilibrado é integrado à meus cães equilibrados, o novo cão sente a estabilidade e seu instinto é querer copiá-los.

educação canina

Cães e crianças têm mentes projetadas para desafiar limites até que um limite ou restrição seja consistentemente estabelecido. Se os pais não definirem o limite, o cão ou a criança o farão. Cães sem limites entendem que os humanos não estão no comando, então o cão assume o controle. Quando cachorros e crianças começam a sentir que é deles a responsabilidade de liderar a família, isso geralmente não vai bem e, muitas vezes, leva à problemas de comportamento.

Um dos temas comuns que vejo com os pais de cães que impõem regras é o medo de que a disciplina afaste o cão e faça com que ele não os ame. O oposto é verdadeiro. Quando os pais dos cães são consistentes com as regras e a disciplina, isso faz com que o cão se sinta muito mais seguro e protegido, que é o principal trabalho de um bom líder ou pai.

É super fácil dar amor e ceder a crianças e cães. Estabelecer regras e aplicar a disciplina é difícil ... não para as crianças e os cães, mas para os pais.

Ao manusear cães medrosos, respiro fundo e tento relaxar. Eu me certifico de que meu corpo está solto e livre de qualquer tensão. Isso ajuda o cão a relaxar porque eles podem sentir minha energia calma dizendo que as coisas estão bem. Eu usei a mesma prática o tempo todo quando minha menina era uma bebê. Quando ela chorava, eu a segurava contra o peito e respirava fundo num estado quase meditativo. Eu visualizava minha calma tomando conta de sua pieguice e ficava com ela até que ela se acomodasse. Eu nunca falei com ela nessas ocasiões porque nossa voz muitas vezes cria mais entusiasmo do que imaginamos, especialmente quando perdemos a paciência.

Os melhores líderes usam uma abordagem calma, paciente e consistente que é assertiva quando necessário. Eu já encontrei pais que têm filhos bem comportados e eles têm uma energia muito semelhante em seu estilo de parentalidade.

Cães e crianças vivem muito no momento e sabem quando você faz o check-out. Dou toda a minha atenção quando interajo com a minha filha e faço o mesmo com os meus cães. Isso faz com que eles se sintam respeitados, o que é uma parte importante de qualquer relacionamento. Respeito é uma energia que cães e crianças podem sentir e é incrível!

Este artigo foi escrito há quase 6 anos, e olhando para trás eu não mudaria muito como pai. As habilidades aprendidas trabalhando com cães tornaram muito mais fácil a minha transição para a paternidade. Seja calmo, paciente e consistente e você realmente não tem como errar.



Sobre o Todd

Todd Langston é um especialista em comportamento canino e treinador de cães com mais de 10 anos de experiência, ensinando humanos como ajudar seus cães a se tornarem felizes, equilibrados e bem comportados. Todd usa regras de matilha e fundamentos de liderança para ensinar os donos a trazerem equilíbrio e felicidade a qualquer cachorro, de qualquer idade, com qualquer problema.

Todd teve a oportunidade de trabalhar e treinar com algumas das melhores mentes do negócio, incluindo Linn Boyke, Colleen Steckloff e desde 2014 ele trabalhou ao lado de Cesar Millan, do The Dog Whisperer e Cesar 911, da National Geographic. Todd foi escolhido por Cesar como um dos dois únicos líderes da equipe de treinamento de Cesar's Way. Todd ajuda Cesar a ensinar alunos de todo o mundo a melhorar o comportamento do cão, enfatizando a importância de usar energia equilibrada junto com seus fundamentos básicos da psicologia canina. Ser capaz de trabalhar e aprender ao lado de um dos melhores do mundo tem sido uma tremenda honra e incrível experiência de aprendizado, mas Cesar é apenas uma das razões pelas quais Todd é tão eficaz em ajudar os proprietários a lidar com comportamentos indesejáveis.

Para saber mais sobre o trabalho do Todd, acesse o site: http://www.ocpacklife.com