6 razões pelas quais eu adoro a coleira eletrônica da e-collar technologies.
/Para todos vocês que acompanham meu trabalho, falar de coleira eletrônica da e-collar technologies já ficou normal! Hoje eu quero compartilhar com vocês 6 motivos pelos quais eu me apaixonei por esse equipamento e como ele pode ajudar milhares de cães no treinamento, adaptação de vida doméstica e social e na reabilitação de casos mais graves.
Desde que comecei minha jornada de conhecimento no universo de comportamento canino, sempre estudei muito. Busquei milhares de referências e acompanhei, mesmo que de longe, o trabalho de muita gente bacana. Nessa última década, muita informação veio à tona. Todos os profissionais buscam formas menos invasivas de treinar cães e tentam fazer do treinamento uma coisa mais suave com mais motivação. Tudo isso é sensacional! Mas o que você diria se eu te contasse que a coleira eletrônica (da e-collar technologies) tem esse exato propósito?
Pode não parecer mas o treinamento adequado, com esse equipamento, traz muito mais benefícios do que muitos imaginam, além de ser uma forma extremamente menos invasiva de se comunicar com os cães, especialmente nos momentos de riscos (mordidas e possíveis ataques).
Vamos a lista que vai mostrar para você o que esse super equipamento tem para oferecer;
Precisão cirúrgica, mesmo à distância.
Uma boa parte dos clientes tem dificuldade de influenciar seus cães em situações diversas, dentro do contexto doméstico e social urbano. Os exemplos variam entre manter o cão no place enquanto a campainha toca, manter a atenção do cão na pessoa durante a caminhada, chamar o cão de volta numa trilha ou parque e até evitar os latidos e choros por atenção.
Durante o treinamento com a coleira eletrônica, esse estímulo passa a ser uma forma de comunicação. É através dele que o cão passa a entender o sentido dos comandos e consegue entender com mais clareza o que queremos, seja numa distância curta ou longa. Basicamente o estímulo (que varia de 0 a 100) passa a ser gerenciado pelo próprio cão, uma vez que os exercícios se tornam claros, ou seja, durante uma caminhada, estabelecemos o lugar correto aonde o cão deve estar posicionado. Assim que ele se distraí ou sai da posição o estímulo entra e damos direção, ou seja, usamos a guia para reposicionar o cão. Assim que o cão volta para a posição, o estímulo é desligado.
Veja que o cão, ao longo do treinamento, aprende a desligar o estímulo do colar quando faz a escolha certa. Nesse processo não existe um embate físico com o animal, apenas um sinal de 2 segundos com direção. É infinitamente mais fácil estabelecer a comunicação e deixar claro o que o cão precisa fazer, sem precisar usar força, ou manipulação corporal.
Você pode falar baixo e falar alto, quando necessário.
Muita gente não tem a menor idéia do que é a real sensação do estímulo desse equipamento. Uma das razões pelas quais eu gosto tanto desse fabricante é pela diversidade de funções e níveis que ele proporciona. A disponibilidade de 100 níveis diferentes de estímulo favorecem o treinamento com cães diferentes. Alguns cães são mais sensíveis outros nem tanto, mas com 100 níveis de possibilidades todos podem aprender essa nova linguagem de forma clara e sem perigo de mal uso.
Os níveis baixos, que chamamos de níveis de trabalho, são a conversa em tons mais baixos, ou seja, quando apenas estamos sinalizando comandos simples de direção. Os níveis médios e mais altos são aqueles que usamos para corrigir o cão quando ele sabe o que fazer mas opta pelo contrário, ou quando precisamos extinguir um comportamento perigoso.
Veja que tudo faz parte de uma linguagem que acontece através do equipamento, entre você e o cão. Não existe frustração, gritos ou perda de paciência, mas sim um novo idioma de conversa nos tons necessários de acordo com a situação.
O real poder de intervenção, de forma justa.
Já perdi as contas de quantas famílias atendi que relataram situações similares de falta de poder de intervenção. Muitos dos cães desse contexto já haviam sido treinados com motivação, mas nunca aprenderam o real limite das coisas, logo, quando uma situação nova se apresentava, eles ignoravam o que sabiam e faziam suas escolhas de acordo com a situação.
A coleira eletrônica entra justamente como esse elemento, que estabelece esse limite em diversas situações. No exercício do place, por exemplo, é aonde eu vejo muita gente tento essa dificuldade. O cão aprende o comando e até fica lá deitado quando não existem distrações, mas assim que algo interessante acontece ele quebra o comando e sai da posição.
Quando adicionamos a coleira eletrônica nesse aprendizado, podemos intervir, no nível proporcional, para limitar as escolhas do cão nessa situação. É quando o cão, de verdade, aprende que deve permanecer ali até que venha a sua liberação. O melhor de tudo isso é ter esse poder mesmo à distância, dentro e fora de casa. São 2 segundos de intervenção que podem salvar a vida do seu cão.
Liberdade com segurança e confiança.
Umas das grandes dificuldades que muitas pessoas tem com seus cães é chama-los de volta quando eles estão soltos, o famosos “recall”. Sim, eu sei que muitos profissionais treinam esse comando usando motivação (comida) para atrair o cão de volta, porém, esse modelo de treinamento tem suas limitações. Veja que quando o cão está solto ele tem total liberdade de escolha, e muitas vezes o que você tem para oferecer (pode até ser um pedaço de filet mignon) pode não ser tão interessante quanto correr atrás de uma bicicleta em movimento, perseguir um gato, ou até mesmo ir atrás de outro cão.
A coleira eletrônica permite que você condicione esse estímulo com a volta do cão para você, não importa o quão interessante as outras coisas a seu redor são. Isso vale ouro, especialmente para quem vive em fazendas, sítios e quem gosta de fazer trilhas em espaços adequados. Para aqueles que querem ter a possibilidade de caminhar com seus cães em espaços que permitem o não uso da guia, a coleira eletrônica também entra como possibilidade de comunicação efetiva para manter o cão seguro e próximo a você nessas situações.
Não se enganem! Cães soltos vão explorar e fazer escolhas de acordo com seus instintos e com o que lhes traz mais satisfação. Você pode não estar nessa lista de prioridades! A única forma de garantir que o cão vai sempre te priorizar é um bom treinamento com a coleira eletrônica, fundamentando esse comando em uma série de situações. Uma vez fundamentado o conceito, o cão tem muito mais liberdade, com a garantia de que quando for chamado, sempre vai voltar buscando novas instruções.
O real prazer na caminhada estruturada.
Caminhar com nossos cães faz parte da rotina. Se existe uma coisa que a maioria das pessoas realmente fazem é andar seus cães. Mas para que essa atividade seja realmente tranquila é preciso que o cão entenda, com o maior grau de clareza, o que é esperado dele.
Boa parte das famílias que eu atendo tem essa dificuldade. Alguns cães até aparentam ser tranquilos na caminhada mas tendem a se distrair com facilidade e perder o foco no condutor quando coisas mais interessantes acontecem. No treinamento com a coleira eletrônica o trabalho feito na caminhada é super preciso, aonde se deixa claro a posição que o cão deve manter, o ritmo da atividade de acordo com nossos movimentos e a prioridade no condutor diante das distrações.
Quando criamos essa sincronia o cão aproveita essa atividade de verdade! É quando o universo social urbano a seu redor se torna neutro e toda aquela adrenalina de curiosidade e agitação são substituídas por uma conduta mais serena de apenas absorção de informações. Tudo isso acontece com os estímulos do colar no tempo certo, sempre usando a guia como elemento de direção e reposição. Não existe o famoso cabo de guerra entre você e o cão, nem os puxões constantes que vem com toda agitação do cão quando ele não tem a devida direção.
A solução menos invasiva para guarda de recursos (possessividade).
Muitos cães domésticos desenvolvem possessividade com elementos diversos que variam entre comida, ossos, kongs, brinquedos e até pessoas e potes de água. Extinguir esse comportamento, sem um equipamento que permita essa intervenção, é uma tarefa perigosa, com poucas chances de sucesso.
Esses são casos que apresentam grandes chances de acidentes se a intervenção não for feita da maneira correta. A coleira eletrônica traz uma grande vantagem nesses casos já que permite que a intervenção seja feita com distância, eliminando assim os maiores riscos de acidentes.
Vale lembrar que casos assim devem ser sempre trabalhados no todo, ou seja, revisar o comportamento geral do cão e reestruturar toda a rotina para que o cão aprenda a real comunicação com o colar, não apenas no momento de intervenção, mas no dia a dia, em todos os outros comandos de comunicação.
Guarda de recursos, ou possessividade, é um dos comportamentos mais perigosos entre cães domésticos. Sem soluções aplicáveis para pessoas e famílias normais (não profissionais) muitos desses cães ficam condenados à uma vida de restrições e completo isolamento, quando não perdem a vida por não se adaptarem à um convívio doméstico e social.
Eu fiz questão de adicionar vídeos nesse artigo para mostrar que o trabalho com a coleira eletrônica da e-collar technologies não tem nada de monstruoso e cruel como se fala por aí, pelo contrário. Essa talvez seja a forma mais justa e clara de treinar cães com resultados mais rápidos, efetivos e duradouros.
Por ser um equipamento tão eficaz, quando usado dentro de um programa de treinamento adequado, ele salva vidas. O cão aprende esse novo idioma e toda a resposta que o cão tem com o profissional é transferível para os humanos de sua família, de forma objetiva, prática e direta.
Eu acredito que a escolha de treinar cães é de cada indivíduo. Todos nós devemos ter o direito de escolher como, e com quais equipamentos, queremos educar nossos cães. Ter acesso à equipamentos que proporcionam soluções é um direito de cada um. A escolha é nossa responsabilidade, e como profissional, acredito que nosso papel é mostrar o que é possível.
Se você tem interesse em saber mais sobre como treinar com esse equipamento, veja as informações no link a seguir: https://www.educacaocanina.org/artigos/cursoonline-ecollar