Brigas entre cães: prevenção, cuidados e atenção.

Olá pessoal! Hoje compartilho com vocês um texto bem bacana, escrito por Ted Efthymiadis, da empresa Mango Dogs no Canadá, sobre brigas entre cães o os cuidados que precisamos ter na hora de intervir. Esse texto é um rascunho do próximo livro dele sobre o trabalho com cães agressivos e o processo de reabilitação. Vale muito a pena a leitura!

Para ler o texto original em inglês, clique aqui.


Os tolos correm com as mãos para separar um duelo.

Se você está separando uma briga de cães, mais de uma vez, a cada poucos anos, mesmo se você for um treinador de cães, eu sugiro que você esteja fazendo algo seriamente errado e precise examinar seu processo de manejo do cão em que você está trabalhando ou vivendo com. Eu serei honesto em dizer que eu não separo brigas de pilhas de cães e a razão é porque eu as impeço de acontecer em primeiro lugar. Um bom treinamento que chega à raiz da questão é essencial. A essa altura, conheço treinadores de cães que se gabam de quantas vezes foram mordidos, como se fosse uma espécie de medalha de honra. Com todo o respeito, isso é bobo, desnecessário, imprudente e extremamente perigoso.

Se você tiver que interromper uma briga de cães é porque perdeu o controle, ou deu a um cachorro muita liberdade que ainda não foi conquistada, e aqui estão algumas coisas a se pensar ao fazer isso. Brigas entre cães podem ser prevenidas em quase todos os casos.

Não tenha pressa.

Se você já esteve perto de um duelo, saberia que é quase inédito para os cães morrerem em uma briga. Felizmente, muito poucos cães estão dispostos, ou são capazes de causar muito dano em um curto período de tempo. Você tem tempo para parar, recuar e processar o que deve ser feito para manter-se seguro e ajudar os cães a colocar a panela fervendo em fogo brando. Se você precisa parar rapidamente em uma estrada gelada, a pior coisa que você pode fazer é pisar no freio. É da natureza humana pisar no freio, e a maioria das pessoas faz exatamente isso apesar de saber que não é a maneira mais segura de chegar a uma parada. Os profissionais sugerem que você pise nos freios, mas leva um momento para pensar e se lembrar de bombear em vez de bater. Quando um desentendimento ou briga acontece, pare e pense, você tem pelo menos 10 segundos para processar o caminho mais seguro. Se você der 10 segundos a si mesmo, pode formular um plano e, a essa altura, a briga pode acabar. Lembre-se que a maioria das brigas são realmente desentendimentos que se desenrolam sem ferimentos graves.



Determine o quanto a briga é séria.

A primeira coisa que você deve fazer é analisar a seriedade da luta. Se é um cachorro grande, que pegou um cachorro pequeno e o colocou na boca, você não terá muito tempo, mas em quase todas as outras situações você precisa categorizar a gravidade da briga antes de se envolver. Milhares de pessoas a cada ano são seriamente mordidas quando interrompem uma briga do cão que, se deixado sozinho, não teria se transformado em nada. Como discutido no capítulo que fala sobre a reatividade, a agressão, o controle e os cães menos tolerantes, você deve determinar em alguns momentos, qual a melhor das suas habilidades é o resultado mais provável para o desentendimento ou da briga.

Eu entendo como essa tarefa pode parecer assustadora, mas você pode fazer muito do processo de pensamento antes que qualquer desentendimento ou briga aconteça.

Se o seu cão tem um histórico de segurar outros cães sem machucá-los ou começar pequenas brigas que não requerem pontos, então você não precisa se preocupar tanto, e você certamente não precisa se apressar e fazer alguma coisa logo de cara. Lembre que uma atitude impensada pode colocar sua própria vida em risco.

edited.jpg

Use sua cabeça e seus olhos.

Se um desentendimento se materializar, pare e respire um pouco, determine se você terá que intervir e depois procure algo que possa ajudar. Uma mangueira de jardim pulverizada diretamente nos olhos, ouvidos ou garganta de um cachorro irá parar a maioria das brigas que acontecem no quintal. Qualquer cliente com quem eu trabalhe, que tenha vários cães na mesma casa que estão brigando, deve comprar uma buzina de barco para cada cômodo da casa em caso de uma briga. Uma buzina de barco sendo soprada a poucos metros de uma orelha de cachorro vai acabar com a maioria das brigas internas. Mas lembre-se de que, depois de alguns usos, a maioria dos cães ficará dessensibilizado ao som, por isso só vai funcionar algumas vezes. O mesmo pode ser feito quando você está fora de sua propriedade, se os cães de rua vierem até você e seu cão. Muitos de meus clientes que moram em áreas rurais carregam uma pequena buzina no bolso, para o caso de um cachorro correr na direção deles quando estão passeando.

edited.jpg

Tire suas mãos de lá.

Por favor, faça um favor a si mesmo e mantenha suas mãos longe das brigas de cães. A quantidade de vezes que recebi emails de treinadores e donos de cães com fotos de seus braços com 50 ou mais pontos é alarmante. Quando feito corretamente, separar uma briga muitas vezes pode acontecer sem a necessidade de sua intervenção física.

edited.jpg

A coleira eletrônica.

Uma ferramenta de treinamento politicamente incorreta, com certeza, mas uma salva-vidas no entanto. Você pode ler mais sobre como uma e-collar pode ajudar a prevenir e impedir comportamentos agressivos em capítulos futuros deste livro.

educação canina

O quebra varas.

As pessoas com cães de casos muito sérios, que matam outros cães, geralmente carregam um dispositivo chamado de quebra varas. Um quebra varas é uma pequena cunha de madeira ou plástico que um humano pode usar para enfiar na boca de um cachorro que tenha prendido em outro cão ou humano e não solta. Felizmente não é uma ferramenta que eu já tive que usar.

breaksticks.jpg

Um pequeno primeiro trecho de rascunho de um livro prestes a ser lançado que ensina aos donos de cães como fazer o manuseio com segurança e reabilitar agressividade.

Você pode aprender mais sobre meus livros acessando www.tedsbooks.com