Como a dieta afeta o comportamento do seu cão?

Ao longo dos anos eu tive a oportunidade de atender cães com diversos problemas de saúde. Muitos deles com problemas de alergia crônica, problemas gastro intestinais e hormonais. Eu tive o Zico, meu Basset Hound, que teve um problema de disfunção hormonal genético e tinha sinais visíveis dessa doença.

Normalmente vemos cães com pelos mais opacos, cães com pouca disposição física, e mais propensos a reações adversas no lado comportamental por estarem irritados com coceiras com algum desconforto físico. Em casos assim durante muitos anos, os veterinários apenas tentavam tratar os sintomas, usando diversas medicações para medir o efeito visível de desconforto, porém, ninguém mencionava a dieta do animal como elemento determinante nesse tratamento.

Nos últimos 10 anos eu estudei bastante sobre o assunto, e em 2011 coloquei meus cães na dieta natural, inicialmente por conta do problema do Zico, e consequentemente pelos grandes benefícios que vi em todos os meus cães. Pelo mais brilhantes e bonitos, mais disposição, um hálito mais limpo, dentes melhores e uma saúde de ferro, sem falar nas fezes sem aquele cheiro forte que vemos em cães que comem ração.

Esse novo conceito, que não tem nada de novo se pararmos para pensar, é o que faz a grande de diferença na saúde desses animais. Eu falo que não é um conceito novo porque a dieta natural nada mais é do que a comida de verdade, tudo aquilo que os cães deveriam comer se estivesses na natureza. É o que faz o organismo deles funcionarem bem, uma alimentação saudável e viva. 

Não deveria ser diferente para nós, já que sabemos a real diferença entre uma refeição de verdade e uma comida que vem em caixinha pronta. Eu acredito que, para nós, como para nossas cães, esse tratamento precisa começar de dentro pra fora. Uma alimentação saudável pode fazer toda a diferença, especialmente quando falamos de saúde e comportamento de forma geral.

Falando do lado comportamental, na minha experiência, o que vejo são cães que mostram uma outra postura quando passam para essa dieta. Eles ficam mais vivos, mais dispostos e mais tranquilos também, considerando que desconforto físico pode se manifestar em comportamentos de agressividade, falta de tolerância a toque físico, coceiras constantes, lambeduras e inabilidade de relaxar.

Hoje temos no mercado boas empresas que produzem essa alimentação natural, que pode ser crua com ossos, crua sem ossos ou cozida. É de extrema importância frisar que não estamos falando de qualquer comida, ou os restos da comida dos humanos, mas sim de uma dieta apropriada e feita pensando no sistema digestivo do animal, com os nutrientes que a espécie precisa.

Eu vou deixar aqui algumas indicações de empresas maravilhosas, que fazem essa dieta e entregam em casa para os clientes. Cada uma delas faz um trabalho incrível, com muita dedicação, e entregam dietas muito bem feitas com cardápios variados. 

La Pet Cuisine - https://lapetcuisine.com.br

Todas as empresas que produzem essa dieta oferecem uma clara instrução de como fazer a introdução da nova dieta, como fazer a transição da ração seca para a comida de verdade, e o que esperar nesse processo. 

Eu recomendo porque já uso e posso atestar que os resultados são incríveis. Quem conhece meus cães sabe que elas nunca ficam doentes, são muito fortes e dispostas, mesmo as mais velhas que já passaram dos 10 anos. As visitas ao veterinário são apenas para ver os amigos e bater papo, já que adoramos a nossa veterinária, e ela acompanha as meninas desde de que chegaram aqui. 

Investir numa alimentação saudável e apropriada para os cães é o caminho da direção de uma vida mais plena com eles. 

Abaixo vocês podem assistir dois vídeos com a Dra. Karen Becker, sobre o tema.