Como documentar um trabalho de reabilitação de cães - Bangalô Dog Hostel.
/Olá pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês um trabalho sensacional, que está sendo documentado, todos os dias, pela turma do Bangalô Dog Hostel. Eles estão trabalhando com um cão inseguro, que está fazendo um treinamento intensivo, aonde eles estão documentando cada etapa do processo em vídeos.
Eu conheci a turma do Bangalô no ano passo, na primeira turma do curso intensivo do IN Dog Workshops. De lá pra cá, ver o progresso deles tem sido sensacional! Mais do que isso, ver a contribuição que eles tem dado ao nosso mercado é fenomenal. Eu falo constantemente sobre o valor do trabalho transparente, aonde mostramos o que fazemos e educamos a população ao mesmo tempo. Ver isso acontecer, vindo de outros profissionais, é talvez uma das grandes satisfações que eu posso sentir.
Eu escuto todos os dias, de diversos profissionais, as seguintes frases: eu não tenho tempo pra isso, eu não sei fazer vídeos, eu não vou perder meu tempo com isso, pra que mostrar todo esse trabalho pra quem não paga…
Todos nós, como profissionais, podemos encontrar justificativas para não fazer, não mostrar, não compartilhar. É fácil listar uma série de razões para não fazer. O difícil é colocar a mão na massa e se dedicar, de verdade, à essa causa: a educação de pessoas. É só assim que se faz a diferença, é só assim que vamos mudar a percepção das pessoas em relação ao trabalho e vida com cães.
Essa turma tem uma rotina corrida, talvez com mais responsabilidades do que muitos imaginam. Eles trabalham todos os dias com diversos cães, alguns que vem passar o dia, outros que estão hospedados, outros que estão em treinamento intensivo. Eles ainda fazem consultas e atendimentos à domicílio no acompanhamento de casos.
Ainda assim aí estão eles, dedicando tempo para documentar cada etapa desse processo com esse cão, sem qualquer expectativa de ganho pessoal. O único objetivo aqui é educar pessoas e mostrar como esse trabalho pode ser feito da forma correta. Imaginem quantas pessoas podem se beneficiar com esses vídeos? Quantas pessoas, que tem cães com características similares, podem começar a fazer um trabalho, mesmo que em casa, para mudar o jogo com esse cão?
A grande inspiração e motivação de todos os profissionais é poder, um dia, viver num mundo com pessoas mais conscientes, que saibam de verdade como viver e se comunicar com seus cães. Se esse é o nosso grande objetivo, porque não começar educando pessoas e mostrando como esse trabalho pode ser feito? Imaginem se todos os profissionais fizessem isso? Imaginem quantos cães iriam se beneficiar? Imaginem quantas pessoas teriam uma imagem mais clara e nítida de como trabalhar a modificação comportamental nos cães?
A mensagem aqui é simples: faça a sua parte! Não espere o mundo mudar, não espere as pessoas ficarem mais abertas à opiniões diferentes, não espere a maré virar para o seu lado. Mude você! Faça diferente, mostre seu trabalho e esqueça as críticas. Sempre vai existir alguém, do outro lado da tela, que vai ser eternamente grato por tudo que você faz e por tudo que você compartilha.
Não deixem de acompanhar o trabalho dessa turma incrível, que merece toda a nossa gratidão e respeito. Eles compartilham todos os momentos da rotina, diariamente, no Instagram e no Facebook, com muito bom humor! Os vídeos educativos estão sempre no canal do Youtube, então não deixem de se inscrever lá!