O que é Mantrailing, e como essa modalidade de trabalho com cães pode salvar vidas?
/Essa semana eu tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de cães de busca e resgate e os detalhes sobre a modalidade chamada Mantrailing. Ninguém melhor do que a grande Ana Beatriz Albernaz, líder do Grupamento de Busca e Resgate, para nos ensinar como todo esse incrível trabalho funciona.
Fizemos uma live que foi ao ar nesse Sábado, dia 03/08/2019, aonde a Ana e o Alexandre Neiva conversaram conosco explicando tudo sobre o incrível trabalho desses cães e suas equipes. Segue o vídeo abaixo. Vale a pena conferir!
O que é o Mantrailing
Mantrailing é a busca específica de cheiro de um indivíduo, seguindo jangadas de pele (células da pele derramadas) onde quer que tenham sido dispersadas. O nariz do cão fica inativo em alguns momentos, adquirindo o cheiro da melhor maneira possível. Mantrailing é realmente uma combinação de rastreamento e busca específica, aonde o cão usa todas as ferramentas à sua disposição. O clima, o vento e a topologia serão fatores determinantes em como o cão funciona. Por causa disso, os cães de Mantrailing muitas vezes trilham um rastro da pista por vários metros. Além disso, um cão de Mantrailing pode trabalhar trilhas extremamente envelhecidas, enquanto um cão de rastreamento é limitado a apenas trilhas novas, geralmente com menos de 30 minutos.
O ManTrailing é baseado na habilidade do cão de distinguir entre aromas individuais, e o foco único precisa estar no cheiro singular de um ser humano, ignorando as distrações e assim encontrar com sucesso o ser humano específico. No início da trilha, o cão é perfumado em uma peça de roupa, ou outro item que tem o cheiro da pessoa perdida, e o cão seguirá esse cheiro individual na trilha, que é deixada lá por pêlos, células mortas da pele e menores partículas que os seres humanos constantemente derramam.
Este feito é conseguido aproveitando a capacidade existente do cão para seguir o cheiro como se estivesse em busca de presas. Cães deixados à vontade podem começar a caçar uma presa, mudar para outra trilha de presas mais fácil que encontrar, pois sua prioridade é encontrar comida. A detecção de células da pele caídas da superfície da pele humana também pode ser levada pelo vento, o que pode fazer com que o cão siga a trilha a certa distância do caminho real em que a pessoa entrou. O treinamento do Mantrailer se concentra em ensinar o cão a discriminar entre o cheiro do ser humano e os vários outros aromas distrativos no ambiente local que o cão pode encontrar.
Ao iniciar o treinamento com filhote ou cachorro jovem, é importante não exigir muito dele no início - o treinamento tem que ser um jogo divertido. Toda sessão de treinamento tem que ser divertida e agradável para o cão e o dono, é preciso sempre tentar terminar o treinamento com uma nota positiva.
Ao longo do progresso do cão no treinamento, novas etapas de desafio são inseridas, especialmente para que o cão trabalhe em cima do odor específico. Esse é um trabalho de muita colaboração entre o condutor e o cão, já que boa parte desse processo requer muita paciência e tolerância por parte dos humanos. O cão é o responsável por direcionar as buscas e o humano precisa saber ler os sinais do cão para entender o que está acontecendo.
A seguir vocês podem ver um vídeo antigo, que foi mostrado num programa de televisão americano que abordava casos criminais, aonde um cão da raça BloodHound trabalha com a equipe para encontrar uma menina desaparecida.
Durante a live a Ana falou sobre a importância do trabalho dos Bloodhounds e como eles, por natureza, já tem essa habilidade. Diferente de outros cães, o Bloodhound tem características que favorecem a perfomance como enorme resistência física, habilidade de foco e concentração, patas fortes e pernas longas que favorecem a estabilidade em terrenos diversos, além do melhor nariz do mundo!
No vídeo a seguir vocês podem ver um pouco do trabalho realizado pelo GBR - Grupamento de Busca e Resgate Sul Paulista - durante um seminário realizado aqui no interior de São Paulo. Ana trabalha com Terry Davis e John Lavinder na instrução do grupo de alunos que participa do seminário e dos cursos dessa modalidade no Brasil.
É importante ressaltar que todo o trabalho de Mantrailing é voluntário, ou seja, o grupo não recebe qualquer incentivo financeiro do governo ou de qualquer outra instituição. Considerando o grau de dedicação e importância dessa modalidade, parece até mentira que tudo isso é feito apenas pela vontade de ajudar à salvar vidas, mas é assim que funciona. Essa turma dedica boa parte de suas vidas à esse trabalho, financiando o custo de tudo isso do próprio bolso!
Hoje eu escrevo esse artigo para divulgar esse trabalho incrível, e incentivar a população do nosso Brasil à conhecer, apoiar e ajudar no crescimento dessa modalidade. Durante nosso bate papo Ana fala sobre as diferentes formas de ajudar, aonde pessoas não necessariamente ligadas à essa área, podem ser voluntários figurantes nos cursos, podem organizar grupos que queiram aprender mais e agendar um seminário ou curso em sua região, e até entrar em contato com o grupo através da página do Facebook para saber mais detalhes.
Quem tiver interesse em ajudar, de qualquer forma, basta entrar em contato com o grupo através da página do Facebook ou enviando um email para anab_albernaz@hotmail.com - Toda ajuda para esse grupo é direcionada para a formação de novos membros, a manutenção e alojamento do grupo em seminários e cursos, o custo da vinda de instrutores internacionais para o Brasil, e a manutenção desse super cães.
Em seguida vocês encontram um vídeo bacana que fala sobre a história do Mantrailing e como esse trabalho é feito ao redor do mundo desde 1307.